Filtrando dados
Para nos auxiliar, o Excel conta com um recurso que filtra os dados de acordo com nossas necessidades.
Por exemplo, vamos posicionar a seta na célula que possui a palavra “idade”.
Pressione Alt para acessar a guia “Início”, navegue com Shift+Tab até encontrar a opção “Classificar e filtrar” e pressione Enter.
No menu que abriu, desça
com a seta até encontrar o item “Filtro” e tecle Enter.
Neste momento, acabamos de habilitar a opção de filtragem. O cursor ainda está na célula com a palavra “idade” e agora vamos especificar o tipo de filtro que será feito.
Pressione simultaneamente Alt e a seta para baixo.
Um menu com várias opções para filtragem é aberto. Desça com a seta até encontrar “Filtro por número”, pressione a seta para a direita e navegue com a seta para baixo até encontrar a opção “É igual a” e tecle Enter. Será aberta uma janela com algumas opções de configurações, mas vamos apenas digitar o número 30, que equivale a uma das idades. Com o Tab procuramos a opção “Ok” e finalizamos com Enter.
Para confirmar o filtro realizado, posicione o cursor na primeira célula da planilha, selecione a planilha toda utilizando as teclas Ctrl + Shift + End, efetue a leitura com a vírgula e observe que vão constar apenas as pessoas com a idade de 30 anos.
Como a coluna selecionada possuía dados numéricos, configuramos para uma opção específica. Se escolhêssemos a coluna “Curso”, teríamos que selecionar “Filtro de texto”.
Para excluir os dados filtrados, siga estes passos: pressione Alt, verifique se realmente a guia “Início” é a guia selecionada, pressione Shift+Tab até encontrar a opção “Classificar e filtrar” e pressione Enter. No menu que se abre, desça com a seta até encontrar a opção “Limpar” e finalize com Enter. Efetue a leitura da planilha e observe que voltarão todos os nomes.